4 passos para organizarmos o guarda-roupa

by - 14 janeiro

O dia começou, o frio que se faz sentir e a preguiça que tenta aparecer, mas hoje não é o dia dela. Hoje dia é reorganizar o guarda-roupa.

Ao logo dos anos acumulamos roupas que não usamos, porque já não servem ou por nos deixamos de identificar com elas. Contudo vão ficando no fundo de uma armário, com  falsa esperança de as voltarmos a usar. 
Assim foi durante anos. Peças e mais peças que há muito muito tempo não usava. Olhando para elas já sabia que dificilmente as voltaria a usar, mas mesmo assim continuaram lá. Continuaram à espera que algum dia as voltasse a usar, ou então que chegasse um dia como o de hoje, um dia para desapegar

O dia espera-se longo e de muito trabalho, mas de certeza muito compensador no final. 


Organizar guarda-roupa_roupeiro, armário, guarda fatos, calças


É importante trabalhar numa tela em branco. Por isso começo por esvaziar o armário. Todas as roupas passam a estar acumuladas na cama outrora vazia, um quarto arrumado que vira um caos, um guarda-roupa repleto de tralhas que fica vazio. 


Guarda-roupa vazio

Segue-se a limpeza, um espaço limpo para acolher um novo conceito na minha vida, uma vida sem tralhas acumuladas. 

A reorganização continua e talvez tenha chegado a parte mais difícil: escolher o que vai ficar no guarda-roupa e o que já não tem lugar nele. 
Separo as peças que realmente uso daquelas cujo o seu papel é só ocupar espaço num guarda-roupa, numa vida que não lhe vai voltar a dar vida. 
Visto, dispo e volto a vestir, este é o ritual até decidir o destino de todas as peças. Preciso de ajuda, preciso de opiniões. Nem sempre é fácil decidir o que ainda se enquadra na nossa vida, do que precisa de uma nova. 
Três pilhas começam a formar-se: as roupas para guardar, as roupas em bom estado para doar e as que vão directamente para o lixo

Chegou a hora de as roupas voltarem a ocupar o seu lugar, a organização das peças começa a ser pensada. Onde ficam os casacos, as camisas e os acessórios? Tudo tem o seu lugar. Arrumo, volto a tirar e volto a arrumar. Agora sim, começo a gostar do resultado.

Comecei pela roupa que precisa de ficar pendurada. 
As camisas foram as primeiras, organizei-as do preto ao branco como gosto de ver. 


Guarda-roupa, camisas

De seguida arrumei os casacos, os mais grossos à direita seguidos pelos de meia estação, finalizando com coletes e vestidos. 


guarda-roupa, vestidos, casacos de meia estação, casacos grossos de Inverno

Dizem que para um guarda-roupa ficar bonito tem que ter as cruzetas (ou cabides dependendo de onde são) todas iguais. Acho difícil e um pouco desperdício de dinheiro se já temos algumas em casa. Assim sendo, escolhi as mais resistentes para os casacos grossos e as mais finas para o resto da roupa, quero que tudo fique prático e ocupe pouco espaço.

Sobrou bastante espaço na parte de baixo do guarda-roupa, bem abaixo das camisas. Vou deixar aí as bolsas e mochilas, organizadas e sempre à mão. 


organização das bolsas, guarda-roupa

Nas prateleiras ficam as camisolas, as mais grossas ficam separadas das outras, também consoante a cor. 


organização das camisolas, guarda-roupa

Na segunda prateleira ficam as calças, organizadas tal como as peças anteriores. E os calções e saias? Também ficam na mesma prateleira, bem à mão par usar mais regularmente.  


organização de calças e calções, guarda-roupa
Nas gavetas deixei os  básicos que são essenciais nalguns looks, ou simplesmente para usar por baixo de outras peças. 


organização de camisolas básicas, guarda-roupa


Opto por colocar a roupa de ginásio toda junta noutra gaveta.
E ainda noutra gaveta ficaram os cachecóis.


organização de cachecóis, guarda-roupa

O quarto ainda caótico começa a ganhar novamente forma. Um saco para o lixo, outro para as roupas e acessórios que vou dar. Espero que chegam a quem realmente precisa, espero que ajudem outras famílias que precisem. 

Está tudo no sítio, um guarda-roupa limpo, arrumado e organizado
Quero-o deixar cheiroso. Vou deixar uns saquinhos com um sabonete que eu adoro. Há muitas lojas que tem estes artigos em específico, mas como eu gosto do cheiro deste sabonete. 


saco de cheiro

Como é bom o sentimento de arrumar e ficar só com o que nos faz falta, como é bom o sentimento de podermos dar o que está em excesso na nossa vida para aqueles que mais precisam.

As mudanças interiores reflectem-se no que nos rodeia

Organização final do guarda-roupa

Costumam fazer estas reorganizações? Quais são as vossas dicas? 

Também podes gostar de

18 comentários

  1. Adorei o post! Eu geralmente arrumo o meu sempre na primavera, faço uma espécie de spring cleaning! Continua com os posts maravilhosos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ❤❤
      Pode ser que na primavera volte a fazer, já que a maioria da roupa de verão ficou a salvo desta limpeza ;)
      Beijinhos ❤

      Eliminar
  2. Faço de 6 em 6 meses e é impressionante como tenho sempre alguma roupa para doar. (Também recebo muita daí ter sempre alguma para dar). Sei que muito em breve terei de começar a pensar no que vou levar comigo para a casa do namorado e o que vai ficar na casa dos pais. Há muita coisa para organizar. Nem quero imaginar. Gostei das tuas dicas! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já disse que as minhas tralhas vão todas comigo hahahah
      Eu tinha muita, mas muita mesmo antiga e em nada me identificava com o que tinha. Sempre que organizava o roupeiro acabava só por tirar uma ou outra peça apenas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ameii o blogue

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. ameei demais o post falando sobre organizar o guarda roupa. tô precisando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3
      É uma boa altura para o fazer ;)
      beijinhos

      Eliminar
  5. Nesta altura faz falta uma limpeza total à casa e isso implica também uma revista de olhos pelo guarda-roupa. Ambos temos roupa a mais que não usamos, mas somos muito velhos para deitar fora ou doar... Parece que nos sai um fígado. Por isso este tipo de posts ajuda-nos muito. Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tinha grande dificuldade em desapegar-me, mas desta vez foi de vez. O que não gostava de me ver não estava a fazer nada no meu armário...
      Obrigada <3

      Eliminar
  6. Sou péssima nessa tarefa! Fico sempre a olhar para as coisas e a relembrar momentos ou simplesmente a pensar que me poderão fazer falta x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ficava a olhar e a pensar que voltava a usar aquela peça, mas 99% das vezes isso nunca aconteceu hahah
      É bom desapegar... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu ando sempre arrumar a roupa e tenho sempre imensa para dar, mas é raríssimo comprar roupa, por isso não sei como aparece xD

    Beijinhos,
    DEZASSETE | PASSATEMPO FACEBOOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaha
      eu comprava alguma e nem sempre a que mais me favorecia :/
      Beijinhos

      Eliminar
  8. é essencial ter um guarda roupa arrumado, no meu caso tenho a sorte de ter um quarto inteiro só para as minhas roupas e acredita que dá muito trabalho mante-lo imaculado ahahah
    Gostei das dicas ;)
    Beijinhos
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar