Doces Pecados | Receita para lanche rápidos e deliciosos

by - 11 março

Doces Pecados é a rubrica onde venho partilhar algumas das receitas que faço cá em casa. Doces porque eu adoro doces, adoro comer e fazer. Pecados porque gostaria de poder comer bem mais do que se pode. 

Vários são os dias em que estamos em casa e surge uma vontade de comer um docinho. Nem sempre nos apetece sair do conforto do nosso lar e escolher um sítio para lanchar, mas também não temos nenhum doce em  casa.
Quando isso me acontece acabo sempre por recorrer às minhas receitas fáceis e rápidas, mas que nunca falham. E hoje decidi vir partilhar algumas delas. 
São receitas com aqueles ingrediente que quase todos temos, sem necessidade de pequenos electrodomésticos ou grandes capacidades na cozinha.

1. Panquecas

     1.1- Panquecas simples

Este é um dos lanches que mais repito por ser tão prático
A receita é muito simples e é baseada na do Jamie Olivier. Uso 1 ovo, 1 copo de farinha e 1 copo de leite. 
Para além destes ingredientes vão precisar de uma vara de arames, um recipiente e a frigideira.

A sua confecção é ainda mais simples, só precisam de colocar todos os ingredientes no recipiente e mexer bem até obter uma massa homogénea.  Gosto sempre de acrescentar sempre um pouco de essência de baunilha. 
De seguida é só colocar uma frigideira anti-aderente (assim nem preciso de a untar) em lume brando, deixar aquecer e colocar um pouco da massa (cerca de 1 concha).
Quando a massa começar a fazer umas bolinhas (ou buraquinhos) é só virar.

A forma como mais gosto de comer panquecas é simples. Por isso costumo colocar um pouco de açúcar (pode ser qualquer um) durante a confecção da massa. Não tenho uma quantidade certa, o ideal é acrescentar pouco a pouco, provando entre os acréscimos.
Caso pretenda acrescentar um pouco de mel, fruta, nutella ou chocolate derretido não coloco o açúcar. 
Acrescentem aquilo que mais gostam e experimentem combinações diferentes. 


     1.2- Panquecas de Chocolate

O princípio é exactamente igual às panquecas anteriores, contudo acrescento um pouco de cacau em pó. Se não tiverem podem utilizar o chocolate em pó.
Assim sendo, coloco o ovo, a farinha e o leite num recipiente e começo a mexer com a vara de arames. Quando a massa estiver homogénea acrescento o cacau em pó, aos poucos sem quantidade certa. Se considerar que a massa está um pouco grossa é só acrescentar um pouquinho de leite.


Habitualmente uso leite magro na confecção das panquecas. Contudo podem utilizar o que mais gostarem.


     1.3- Panquecas com bebida de soja com sabor

Quem me acompanha no Instagram sabe que comprei uma bebida de soja com sabor de Baunilha e resolvi testar a receita das panquecas. Nesse caso usei a receita do Jamie Oliver trocando apenas o leite pela bebida escolhida. Apesar de não ter alterado a massa das panquecas, senti a necessidade de complementar o sabor das panquecas com banana às rodelas.


2. Bolo de Caneca

A receita de bolo de caneca de chocolate já é conhecida aqui no blog. Faço-a quando me apetece uma fatia de bolo e não tenho nenhum em casa. Pode ser como sobremesa ou lanche. É muito rápido de fazer (cerca de 4/5 min) e delicioso. Só precisamos de um garfo, uma caneca e alguns ingredientes que quase sempre temos em casa.

Depois de reunirem os ingredientes é só deitar o ovo e o óleo na caneca e bater bem com um garfo. De seguida acrescenta-se o leite, o açúcar, o chocolate em pó (ou cacau em pó) e por fim a farinha e o fermento.
As quantidades certas e o passo a passo está aqui.

Adoro acompanhar com um chá ou leite com café.

3. Papas de Aveia

É mais comum comer papas de aveia ao pequeno almoço, contudo também são óptimas para um lanche.
Faço sempre no micro-ondas, por ser mais rápido e mais prático.

Coloco cerca de 2 colheres de aveia numa taça e acrescento o leite. Aqui depende do gosto de cada um. 
Depois é só colocar no micro-ondas (cerca de 2 min) e posteriormente mais 1 min. Estes são os tempos para o meu micro-ondas, mas podem variar. No meu caso sei que ao fim de 2 min corro o risco de as papas transbordarem, por isso divido 2+1 min e já não tenho com que me preocupar.

Uma das formas que mais gostei de comer as papas de aveia foi quando usei a bebida de soja com sabor de baunilha.



Um das coisas que reparei foi que a bebida de aveia demora mais tempo a atingir a consistência que gosto do que o leite. 
Quando as papas arrefecem a sua consistência altera-se, por isso retirem as papas do micro-ondas antes de atingirem a consistência que pretendem. 

Mais uma vez gosto das papas de aveia simples, mas para quem não gosta podem acrescentar, por exemplo, canela. É uma óptima forma de mascarar o sabor e usufruir das propriedades da canela. 
contudo também podem acrescentar mel, fruta, frutos secos ou sementes. É só deixarem a imaginação fluir e experimentar várias combinações. 


Quais são os vossos lanches preferidos?
Quando vos apetece aquele docinho da tarde o que fazem? Opções mais saudáveis também são aceites! ;)

Também podes gostar de

15 comentários

  1. Fiquei colada em todas as receitas de panquecas que deste aqui! :) Vou ver se as ponho em prática!

    Beijinhos,
    Joana Freitas
    www.modaestyle.com.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro panquecas de chocolate (apetece-me comê-las já) e adorava poder comê-las todos os dias mas não posso. Adorei todas as receitas. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  3. Os meus são exatamente estes! Se bem que também aprecio fazer os meus iogurtes (iogurte natural, sementes, fruta, cereais) :)
    Confesso que não conhecia essa receita de panquecas, mas tenho que experimentar. Por norma, costumo fazer de aveia e banana (1 ovo, 1 banana e 4 colheres de aveia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fiz essa...vou experimentar! :)
      Obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Love your post dear!If you want check out my blog.I write about fashion,beauty and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!

    http://herecomesajla.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  5. Também costumo fazer estas receitas e adoro-as (apenas tenho que alterar alguns ingredientes :b) O bolo na caneca e as panquecas ficaram com um óptimo aspecto :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  6. I love your blog dear! If you want please check out mine and read my new story. I write about fashion, beauty, and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!

    http://herecomesajla.blogspot.ba/

    ResponderEliminar