Como lavo os meus pincéis de maquilhagem

by - 31 janeiro

Uma maquilhagem bonita não envolve só bons productos. Inclui também uma pele muito bem cuidada e uns pincéis devidamente limpos. Porém a importância de lavar os pincéis deve-se mais do que a uma maquilhagem bonita, envolve a saúde da nossa pele. 

pincéis maquilhagem

Já passaram algumas horas desde que o dia começou. Entre as diversas tarefas programadas para hoje, lavar os meus pincéis é uma delas.
Este é daquelas afazeres que eu vou adiando até não poder mais. Acho chato e extremamente aborrecido. Contudo sei que é muito importante manter os meus pincéis limpos.

A higienização dos pincéis deve ser feita regularmente, sendo que para isso usamos sempre água e sabão. As toalhitas desmaquilhantes, por exemplo, não são o suficiente para mantermos os pincéis limpos, apenas vai retirar uma parte do produto que está no nosso pincel.


Porque é tão importante lavar os pincéis? 
Quando ficamos muito tempo sem lavar os pincéis, estes vão acumular os restos de producto e poeiras, o que pode fazer com que se criem bactérias e fungos.
Quando voltarmos a aplicar a maquilhagem as bactérias e os fungos passam para a nossa pele. Isto pode originar infecções ou irritações da nossa pele ou agravamento do acne.



Que posso usar para lavar os pincéis de maquilhagem? 
Há produtos específicos para a limpeza dos nossos pincéis e esponjas de maquilhagem. Contudo acabam por ser um pouco mais dispendiosos.
Assim sendo, podemos lavar com champô (p. ex: champô neutro de bebé) ou um sabonete. 


Com que lavo os meus pincéis? 
Com o sabonete Dove, o clássico. Gosto muito deste sabonete, retira bastante bem os restos de maquilhagem e é barato.


sabonete dove

Não posso mais adiar esta tarefa, assim sendo vamos lá começar! 
O primeiro passo é reunir todos os pincéis e esponjas e levar tudo para a casa de banho. 



Como o faço?
Começo por preparar uma toalha onde os vou deixar a secar. Enrolo uma das extremidades de modo a, quando pousados, ficarem com o cabo mais elevado do que as cerdas. 
E agora sim começo a lavar. 
Uso sempre água morna e depois é só passar o pincel debaixo de água, tendo sempre um pouco de cuidado para não passar a parte de metal . Caso contrário corremos o risco de o pincel se descolar e mesmo com muito cuidado ao colá-lo acaba por ficar sempre um pouco torto.


lavar pincel maquilhagem

Posteriormente passo as cerdas do pincel no sabonete.

lavar pincel maquilhagem; sabonete Dove


Para o lavar, vou alternando entre movimentos circulares e verticais e entre os dedos e na palma da mão. Já existem diversos acessórios com diferentes texturas que auxiliam a lavagem, mas como ainda não decidi adquirir nenhum para experimentar, continuo a usar a minha mão.


Lavar pincel de maquilhagem com mão

lavar pincel de maquilhagem com mão

De seguida é só voltar a passar as cerdas do pincel por água, sempre sem ultrapassar a parte de metal. 
Caso o pincel não tenha ficado totalmente limpo, repito o processo. De outro modo é só retirar o excesso da água, sacudindo um pouco e com os meus dedos vou compor as cerdas do pincel de modo a que não fiquem deformadas.
E por fim é só deixar a secar na toalha. 


pincéis de maquilhagem a seca na toalha

Por norma, o pincel de base é o mais difícil de limpar, por isso algumas vezes deixo-o a demolhar num pouco de água com champô e vou lavando os restantes. 


pincel de base a demolhar; lavar pincel de maquilhagem


Deixo-os a secar na casa de banho?
Claro que não! Eu não gosto nada que fiquem na casa de banho, pois é sempre o local mais húmido da casa.
Normalmente levo-os para outra divisão onde não haja tanta humidade e seja mais arejado, ficando até ao dia seguinte.



Porque os penduro para baixo?

Para a água não escorrer em direcção ao cabo, mas sim em direcção à toalha.



E as esponjas de maquilhagem?

Bem, as minhas esponjas são lavadas da mesma forma, mas muito mais frequentemente. Por vezes nem sempre no dia em que a uso, mas sim na vez seguinte em que a vou usar (eu sei que não é o mais correcto, mas é o que eu faço).
Resumindo, passo a esponja por água e de seguida no sabonete. E vou alternando os movimentos de modo a limpa-la o melhor possível. Para mim lavar a esponja é um pouco mais complicado do que os pincéis, mas alternando os movimentos das mãos e com paciência fica bem limpinha. 
As esponjas de maquilhagem requerem muito cuidado. Sempre que uso a esponja ou a lavo, nunca a deixo secar num sítio fechado, normalmente fica na minha cómoda, por exemplo em cima de um prato decorativo. 


pincéis de maquilhagem lavados; limpos; sabonete dove


E agora que os meus pincéis estão todos bem limpos, posso dar mais uma tarefa por concluída  e passar para a próxima, pois o dia ainda está no princípio.  


pincéis de maquilhagem


E vocês como lavam os vossos pincéis? Que produtos aconselham?

Também podes gostar de

14 comentários

  1. Ficaram bem lavadinhos, adorei conhecer a tua técnica!!


    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/01/dream-trip-segundo-dia-em-bruxelas-ootd.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Também é uma tarefa chata para mim ahaha, mas tenho de ter mais atenção nisso! Lavo os meus pincéis exatamente como tu, apenas troco o sabonete por champô neutro de bebé, mas acredito que o resultado seja o mesmo :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, por acaso eu nunca comprei nenhum para experimentar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei imenso de ver como lavas os pincéis. Tens óptimas dicas.


    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas! Costumo lavar com champô e às vezes condicionador pois deixa as cerdas bem mais macias. Em geral, gostei imenso de ver a maneira como os lavas. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já são 2 trabalhos, não dá para mim hahahah
      Obrigada <3
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que nunca lavei nenhum dos meus pincéis. Mas sei que a minha irmã lava do mesmo jeito que aqui descreveste :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante lavá-los para evitarmos problemas de pele... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Normalmente, coloco alguma água num copinho com shampoo de bebé e faço movimentos circulares para retirar a maior parte e depois passo com mais detalhe e minúcia num sabonete.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. óptima dica, eu só sinto necessidade disso no pincel de base, os outros é bem mais fácil :)
      Obrigada <3
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Muitas vezes pensamos que uma boa maquilhagem depende apenas de bons produtos, mas a forma como os aplicamos é ainda mais importante.
    Também tenho sempre muita atenção à limpeza dos pincéis para tornarem as maquilhagens ainda mais bonitas!
    Uso muito pincéis da Primark e adoro ;)
    Beijinhos
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero experimentar mais alguns, mas tenho muitos do ebay. Alguns são bem bons.
      Beijinhos <3

      Eliminar